segunda-feira, 18 de abril de 2016

A eterna lousinha

A lousinha pode ser usada em passeios, áreas comuns e estacionamento para carros leves. Temos vário tons para a brancas e pretas, dependendo da região e da profundidade que são extraídas. A colocação deve ser feita sobre pó de pedra com rejuntamento de massa preta. Com juntas de 2,5 cm. Podemos alinhá las das seguintes formas,linha reta, linha reta com amarração, meia esquadria e meia esquadria com amarração. Com amarração sempre fica mais resistente principalmente em entradas de carros. E bem conservada dura muita décadas. E na região histórica deve ser cuidadosamente restaurada. Exemplo do bairro São Francisco em Curitiba.

domingo, 17 de abril de 2016

Cinquenta Tons de Cinza

Ao entrar em um condomínio e olhar os passeios, dá a impressão que são velhos e estragado.As casas são construídas em épocas diferentes e os proprietários tem que que refazer a calçada e logicamente compram o material de empresas diferentes. O material usado nunca são iguais em suas cores, poucas são as fabricas que conseguem manter a tonalidade em seus lotes fabricados. É comum em orçamento a pessoa pedir o paver com um cinza mais escuro ou mais claro, mas não da para garantir a cor pois isso depende muito da umidade. Por exemplo quando bem seco o paver é bem mais claro e quando molhado fica bem mais escuro. Outro fator é se o paver é dormido ou prensado, a dosagem de cimento pó de pedra e areia. Tem fabrica que tira cada lote diferente pois não se preocupa com esse detalhe. Postado por valmir jorge gomes às 04:51

sábado, 16 de abril de 2016

O que faz o profissional chamado de canteiro

O que faz um canteiro? Trabalha com jardins? Faz hortas, Planta gramas? Ensina canto? Canta musicas? Bilhões de pessoas no mundo usufruem do trabalho desse profissional, que hoje deveria chamar se artista plastico. Quem souber de que se trata essa profissão se é que existe, por favor comente, se não souber comente também.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

A cidade e suas caçadas

Nossa cidade tem bairros muito diferentes. E a calçada deve seguir as características desses bairros. Bairros Históricos devem conservar suas pedra e desenhos, para preservar a cultura e a beleza da arquitetura local. Já os novos bairros pode se calçar com blocos, mas com qualidade tanto na mão de obra como no material. Manter um padrão de alinhamento e medidas em todos os novos passeios da cidade é falta de bom senso. As árvores são os maiores problemas das calçadas com elas é impossível manter qualquer padrão . As partes altas da cidade, devem ter um pavimento especial anti derrapante como pedras de arenito, São Tomé ou paver. Mesmo em locais planos deve se atentar para o caimento das calçadas, cada tipo de material requer uma porcentagem diferente de caimento. A arborização da cidade deveria mudar, para árvores com menor porte e rais peão, assim não haveria raízes estourando as calçadas. E as calçadas devem ser feitas por CALCETEIROS...

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Falta de Elegância 1.

O contraste de acabamento nos prédios da cidade é muito grande, hall com piso de granito, balcão em mármore e madeira nobre, gesso no teto com lindos detalhes, fachadas com os melhores revestimento do mercado. Contratam estilistas para vestir o prédio, mas na hora de colocar o sapato no distinto senhor, colocam chinelos de baixa qualidade e o mais barato possível.

Paralelepípedo, muitos caminhos

A maioria conhece o paralelepípedo como uma palavra difícil de se pronunciar. Mas é o percussor da pavimentação moderna por ser regular no alinhamento. O paralelepípedo chegou ao brasil junto com os portugueses, ganhando mais espaço com a vinda da família real ao Brasil. Calceteiros e Canteiros faziam parte dos trabalhadores mais respeitados pelos nobres. Milhares de quilômetros de estradas foram pavimentadas com paralelepípedos pelo país afora, portos e ruas ainda guardam as lembranças de como eram as ruas daquela época. Um belo exemplo é a Estrada da Graciosa que liga a BR 116 á Morretes.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Quem Fiscaliza

Para se executar uma calçada deveria ter regras, deveria? Existe regras mas para quê? Se não existe fiscalização. Em todas as obras que faço em passeios e galerias de prédios em décadas, até hoje não presenciei ninguém do órgão responsável, medindo os desenhos ou verificando se a altura é compatível com a acessibilidade. Seria simples se a altura das soleiras das obras tivessem uma quota definida, assim não teríamos rampas e escadas nas calçadas. E praticamente é impossível debater esse assunto, pois a preguiça, a falta de conhecimento aliada a falta de interesse o que é pior, não permite um mínimo de melhora no caminhos de nossa cidade. Como mudar? por favor me perguntem!